O porquê da Governança Corporativa na “Pandevida”

Muitos líderes reconheceram que não estavam preparados para responder de forma eficiente uma ameaça tão avassaladora quanto a pandemia do novo coronavírus. Grandes organizações com conselhos de administração e seus C-level ficaram paralisados com o avanço da pandemia e o seu impacto nos resultados e recursos da empresa.

Adaptabilidade processual e conectividade com ferramentas tecnológicas foram duas ações importantíssimas para os gestores, dando-lhes condições para que tivessem como responder emergencialmente à crise não anunciada e sem precedentes estatísticos.
Para que as empresas se recuperem no menor espaço de tempo possível, uma nova lente deverá ser inserida no olhar dos líderes, a Governança Corporativa pautada na gestão empresarial estratégica. Efetividade é a palavra de ordem daqui pra frente.

Ter uma proposta de valor será essencial nesse novo normal da “Pandevida”. Dar sentido a existência do seu negócio será um princípio basilar das organizações bem sucedidas no pós-coronavírus. Não sabe como gerar uma proposta de valor? Faça um Benchmarking das empresas unicórnios e conheça sua cultura organizacional. Saiba o “segredo” que faz com que essas organizações consigam resultados exponenciais. Fica a dica, em geral tem alguma coisa a ver com a Cultura Ágil.

Algo que também tornará as empresas mais pujantes no médio e longo prazo serão as pessoas. Esteja atento as necessidades dos seus colaboradores e clientes, eles vão ditar como será a dinâmica dessa nova era. Tenha o foco do foco.

Experiência será a palavra da vez nesse novo cenário de incertezas, de desemprego e de demanda seletiva. Agregar valor ao produto será muito mais do que apresentar o seu Datasheet no Marketplace. As empresas precisarão conectar seus produtos e serviços com os anseios mais profundos de seus clientes. O porquê será o grande bastão do como e o que você é, já diria o grande britânico Simon Sinek.

E aí, sua empresa está preparada para esse novo mundo?

Com votos de Fé, Esperança e Planejamento…

Jefferson Henrique S. Araújo

CEO da JH Consultoria Comercial

Jefferson Henrique
CEO na JH Consultoria
março 19, 2022